O Dr Will Schutz

Will Schutz (1925-2002)

Pouco conhecido em Portugal apesar de ser considerado como um dos maiores psicólogos americanos da segunda metade do século XX, Will Schutz foi o criador e também o promotor mais mediático do movimento do Potencial Humano que teve um forte impacto nos Estados Unidos e no mundo. 

 

William Carl Schutz (1925-2002) nasceu em Chicago. Estudou Psicologia e obteve um PhD em 1951. Depois de ter servido na Marinha Americana de 1944 a 1946, colaborou a partir de 1951 com o Laboratório de Investigação Naval de Washington DC sobre temas relacionados com o comportamento dos indivíduos em grupo. Participou por exemplo na constituição de equipagens de submarinos. As suas investigações e perícia em estatísticas permitiram-lhe desenvolver o formulário FIRO-B.


Efectuou uma carreira de investigador e de professor nas Universidade de Harvard, Berkeley, Antioch, San Francisco, Chicago e na Albert Einstein Medical School de Nova Iorque. Escreveu oito livros entro os quais Joy em 1967, Here Comes Everybody em 1971, Profond Simplicity em 1979, The Truth Option em 1984 e The Human Element em 1994.

 

Abandonou a sua carreira universitária entre 1967 e 1975 para se tornar residente do Instituto de Esalen na Califórnia. Em colaboração com Fritz Perls, foi o fundador e o maior promotor do movimento do Potencial Humano. Colaborou também com Abraham Maslow, Ida Rolf, Moshe Feldenkrais, Timothy Leary e Alexandre Lowen.

 

A publicação em 1967 de sua obra Joy tornou-o muito mediático nos Estados Unidos e deu a conhecer os seus trabalhos cuja ideia central era completamente nova na altura: «dizer a verdade pode resolver muitos problemas».

 

Quando abandonou Esalen, concebeu e desenvolveu o «Wholistic Studies Program» na Universidade Antioch de San Francisco, que atraiu estudantes do mundo inteiro.


Will Schutz consagrou os últimos 20 anos da sua vida investigar sobre a problemática do trabalho de equipa nas organizações. Criou a metodologia The Human Element baseada nos testes FIRO.

A relação entre auto-estima e Produtividade

Self-esteem: the key to Productivity
Will Schutz
Self-Esteem WS.pdf
Document Adobe Acrobat [280.2 KB]

Certificação 2015

7 meses / 16 dias / 158 horas

Fevereiro a Setembro de 2015

Clique aqui

Estudo de clima

O Element O: Organizational Climate mede a satisfação dos colaboradores e muito mais… clique aqui

Coaching

Descubra o Element B: Behavior, uma ferramenta de coaching baseada na teoria FIRO. Clique aqui

Reflexão

Artigos de opinião, reflexão, teoria, desenvolvimento, destaques... Clique aqui

Parceiros
Version imprimable Version imprimable | Plan du site
© ELEMENTO HUMANO PORTUGAL 2014