O que é The Human Element?

Uma solução integrada à problemática humana nas organizações

The Human Element é uma abordagem sistémica destinada a melhorar a capacidade de colaboração dos indivíduos levando a uma maior eficácia no cumprimento dos objectivos e melhor desempenho a nível individual e colectivo. Ao lidar com as causas profundas em vez de comportamentos superficiais, esta metodologia proporciona uma mudança real na forma como o indivíduo olha para si próprio, libertando assim a sua inteligência emocional e social, a sua criatividade, determinação pessoal, concentração, autenticidade, auto-confiança e satisfação pessoal.

 

Ao ajudar indivíduos, equipas e organizações a tornarem-se mais conscientes e reduzirem comportamentos defensivos, The Human Element ajuda a eliminar os factores que sabotam e minam os relacionamentos, a confiança e a produtividade no seio das organizações. A metodologia produz um clima de abertura no qual as equipas podem desenvolver o seu maior potencial utilizando o contributo de cada um dos seus membros. Neste ambiente, cada membro da equipa torna-se autêntico e assume as responsabilidades do seu comportamento mas também dos seus sentimentos.

 

Ensinado em 20 países e agora em Portugal por uma rede de formadores certificados pela consultora japonesa Business Consultant Network, baseada em São Francisco (USA), esta metodologia é utilizada por inúmeras empresas como por exemplo a NASA, Xerox, Boeing, Sun Microsystems, Unilever no Brasil, Volvo na Suécia ou ainda a Mitsubishi no Japão como ferramenta de mudança ou base da sua cultura organizacional.

 

Formadores, coaches, líderes, profissionais dos recursos humanos e peritos em desenvolvimento das organizações do mundo inteiro fizeram da teoria FIRO®, o motor desta metodologia, uma das teorias do comportamento humano mais espalhada pelo mundo.

 

Objectivos

The Human Element consegue criar um clima favorável à criatividade e comprometimento ajudando as pessoas a atingirem maiores níveis de sinceridade e autenticidade e reduzirem ou mesmo eliminar comportamentos improdutivos e defensivos a fim de:

 

  • Melhorar a performance das equipas
  • Perceber os comportamentos interpessoais
  • Desenvolver a liderança
  • Ferramenta de coaching individual ou de equipas
  • Aquisição de competências relacionais
  • Resolução de conflitos
  • Melhoramento do serviço ao cliente
  • Compreensão das dinâmicas de grupo
  • Desenvolvimento da inteligência emocional e social dos indivíduos

 

Para as organizações o benefício é:

  • Maior produtividade
  • Menor turnover
  • Melhor adaptação ao mercado
  • Melhor capacidade de inovação e resolução de problemas
  • Maior flexibilidade e capacidade de mudança

Princípios fundamentais

 

The Human Element baseia-se em três princípios fundamentais que facilitam qualquer processo de mudança:

 

Abertura / Autenticidade - A abertura e a autenticidade são os grandes simplicadores. Melhoram a eficácia das organizações tornando as equipas, os processo de decisão e o desempenho dos indivíduos mais rápidos e finalmente mais rentáveis para as organizações.

 

Escolha / Determinação pessoal - Os princípios de escolha e determinação geram responsabilidade. Tudo o que acontece entre duas pessoas é o resultado de escolhas mútuas feitas tanto conscientemente como inconscientemente. Cada um de nós é responsável a 100% por si próprio e pelas situações na qual está colocado e ninguém tem que ser culpado.

 

Auto-consciência - Quanto maior for o nosso nível de auto-consciência e de auto-estima, mais racional e menos defensivo é o nosso comportamento. Aplicado nas organizações, este princípio transforma muitas das nossas crenças quanto à forma como as pessoas trabalham.

Aprofunde o tema

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As aplicações do modelo

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Estudo de clima

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Coaching

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