Uma abordagem científica

Em 1952, o Dr Will Schutz é chamado pela Marinha Americana que lhe confia a tarefa de estudar e descobrir como as pessoas e as equipas podem trabalhar de forma mais produtiva e cooperativa para atingirem altos níveis de performance. A sua pesquisa deu origem à teoria FIRO e ao FIRO-B ® (agora Elemento B), um instrumento psicométrico que permite prever o comportamento das pessoas em equipa.

 

Antes da investigação:

  • Membros das equipas seleccionados pelas suas competências técnicas.
  • 50% das equipas consideradas como "produtivas"

Depois da investigação:

  • Membros das equipas seleccionados pelas suas competências técnicas.
  • Constituição de equipas consoante a compatibilidade comportamental identificada pelo instrumento FIRO-B
  • 75% das equipas consideradas como "produtivas"

Conclusão:

 

Existe uma relação directa entre Compatibilidade e Produtividade (efeito C-P) podendo a compatibilidade ser definida como a capacidade das pessoas em trabalharem bem juntas.

 

Dito de outra forma, quanto mais próximas são as preferências comportamentais dos membros de uma equipa, mais eficaz esta será.

 

A competência técnica é um factor essencial mas não é determinante em termos de eficácia e produtividade.

O Dr Schutz também descobriu que o efeito C-P aumenta sob pressão. As suas experiências demonstraram que sob pressão de tempo as equipas compatíveis tornam-se mais produtivas enquanto equipas não compatíveis tornam-se menos produtivas.

Apesar do avanço considerável conseguido na constituição de equipas "produtivas" , o Dr Schutz ficou no entanto insatisfeito quanto à taxa de insucesso de 25%. Convencido que ainda havia muito por perceber relativamente ao comportamento humano além do ponto de vista cognitivo prevalecente, passou duas décadas a estudar as emoções, o funcionamento do corpo e a utilização de métodos experienciais para perceber o que poderia ajudar as pessoas a mudar o seu comportamento. Chegou finalmente à conclusão que os pontos de bloqueio das equipas, mesmo que sejam compatíveis, não se devem ao facto das pessoas serem diferentes mas sim à adopção de comportamentos rígidos por parte de uma ou várias pessoas .

Em 1980, começou a criar uma série integrada de módulos baseados na teoria FIRO especialmente concebidos para dar resposta à problemática humana nas organizações. O seu objectivo era de integrar o seu trabalho científico (a teoria FIRO e o instrumento FIRO-B) com as abordagens experienciais que foi descobrindo ao longo de 20 anos dentro de uma abordagem concreta que possa ajudar as pessoas a colaborarem de forma mais eficaz. Revisitou e melhorou o instrumento FIRO-B ao qual deu o nome de Element B e expandiu a sua teoria FIRO criando uma série integrada de novos instrumentos conhecidos hoje em dia pelo nome de Elements of Awareness.

Estes módulos constituem a metodologia The Human Element.

A teoria FIRO

A teoria FIRO é uma teoria dos relacionamentos interpessoais criada pelo Dr Will Schutz, Ph.D. e introduzida no Estados Unidos em 1958 através da sua obra FIRO: A Three-Dimensional Theory of Interpersonal Behavior (FIRO-Uma teoria tridimensional do comportamento interpessoal). Clique aqui

Quem era o Dr Will Schutz?

Pouco conhecido em Portugal apesar de ser considerado como um dos maiores psicólogos americanos da segunda metade do século XX, Will Schutz foi o criador e também o promotor mais mediático do movimento do Potencial Humano que teve um forte impacto nos Estados Unidos e no mundo. Clique aqui

Aplicações

A maioria das nossas intervenções têm como ponto de partida o nosso Seminário A confiança é a alma do negócio! Esta acção de formação oferece as base do auto-conhecimento e soluções para as organizações. Cada solução é ajustada às necessidades específicas dos nossos clientes e fornecida por um formador certificado. Clique aqui

Certificação 2015

7 meses / 16 dias / 158 horas

Fevereiro a Setembro de 2015

Clique aqui

Estudo de clima

O Element O: Organizational Climate mede a satisfação dos colaboradores e muito mais… clique aqui

Coaching

Descubra o Element B: Behavior, uma ferramenta de coaching baseada na teoria FIRO. Clique aqui

Reflexão

Artigos de opinião, reflexão, teoria, desenvolvimento, destaques... Clique aqui

Parceiros
Version imprimable Version imprimable | Plan du site
© ELEMENTO HUMANO PORTUGAL 2014