Liderança autêntica (4 dias)

Objectivos

Um Líder é uma pessoa que os outros seguem de forma voluntária e entusiasta! Ao adquirir maior auto-consciência, os participantes desta formação irão melhorar a sua eficácia pessoal e interpessoal (inteligência emocional e social) melhorando assim a eficácia da sua influência. Esta acção de formação permite ainda a aquisição de um quadro de referência e de técnicas que irão permitir ao formando optimizar o seu potencial de liderança e ajudá-lo a:

 

• Melhorar a eficácia da sua liderança, a sua capacidade de concentração e de adaptação.
• Gerir as suas emoções e reduzir a suas defesas.
• Praticar novas formas de colaborar e liderar.
• Aumentar a sua compreensão do comportamento humano e a sua relação com a liderança.
• Identificar a percepção que os outros têm de si.
• Reconhecer as suas motivações e a dos outros.

Programa

A complexidade, novo contexto empresarial
• Fundamentos da concepção das organizações e do management.
• As alavancas do desenvolvimento e da inovação.
• O Humano: o novo capital das empresas.

 

Novo paradigma empresarial, nova postura individual
• A importância da comunicação interpessoal em contexto organizacional.
• O impacto dos comportamentos defensivos nas equipas de trabalho.
• De uma lógica de hierarquia e obediência a uma lógica de co-responsabilidade.

 

Introdução à abordagem Human Element® e aos seus princípios fundamentais.
• Identificar os seus mecanismos de defesa.
• Como evitar atitudes defensivas em momentos de tensão.

• Autenticidade, abertura e determinação pessoal
• A autenticidade, o caminho mais curto para resolver conflitos.
• Favorecer um ambiente de abertura e sinceridade.
• Assumir a nossa co-responsabilidade e os motivos das nossas escolhas.
• Praticar a escuta activa e o feedback.

 

Conhecer-se melhor a si próprio e os outros
• As 3 dimensões do comportamento (Teoria FIRO®).
• O impacto do nosso comportamento na nossa eficácia.
• Conhecer e perceber os nossos comportamentos
• Descobrir o que os outros pensam de nós.


A motivação profunda do comportamento humano
• Perceber a relação entre auto-estima, confiança e performance.
• Identificar as emoções que estão na origem do nosso comportamento.
• Flexibilidade e rigidez, perceber o impacto do nosso comportamento nos outros.

 

Alterar padrões comportamentais
• Realidade vs percepção, os nossos mecanismos de defesa.
• Melhorar a nossa percepção para melhor apreender a realidade e tomar melhores decisões.
• O impacto de experiências passadas no nosso comportamento actual.
• Ultrapassar as crenças que limitam a nossa eficácia.

 

Libertar o nosso potencial de liderança e encapacitar a nossa equipa
• Gerir conflitos e lidar com situações de alta tensão.
• Abordar temas e discussões difíceis.
• Exercícios de simulação e casos práticos.

 

Desenvolver a auto-confiança e a determinação pessoal
• Melhorar a nossa a auto-estima.
• Ultrapassar a rigidez pessoal.
• Identificar as nossas necessidades e libertar a nossa espontaneidade.

 

Por a Liderança à prova para criar equipas de sucesso
• Definir a missão de uma equipa.
• Medir a eficácia e a cooperação de cada membro da equipa.
• Diagnosticar os pontos de melhoria e definir uma estratégia.
• Perceber e regular dinâmicas próprias aos grupos e às equipas de trabalho.

 

Regresso à "vida real" e plano de acção
• Praticar a "comunicação autêntica".
• Implementar os conhecimentos adquiridos no quotidiano.
• Identificar os benefícios pessoais da formação.

Especificidade da formação

Esta acção de formação oferece:


Princípios para criar mudança positiva e contínua.
Um modelo teórico simples de compreensão do comportamento humano e das suas motivações.
Um modelo prático sendo a própria acção animada com uma postura de coaching por um coach experiente.

Esta acção de formação é altamente interactiva e experiencial. Associa conceitos teóricos, trabalhos de visualização, três auto-diagnósticos validados cientificamente, prática de feedback em grupo, análise de casos reais e exercícios de relaxamento integrativos. O workshop integra o Element B, o Element Fe o Element S, três instrumentos comprovados cientificamente extraídos de uma série integrada de instrumentos que medem todos os aspectos do comportamento humano e dos seus relacionamentos (Elements of Awareness) baseados na teoria FIRO (Fundamental Interpersonal Relations Orientation).

Certificação 2015

7 meses / 16 dias / 158 horas

Fevereiro a Setembro de 2015

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Estudo de clima

O Element O: Organizational Climate mede a satisfação dos colaboradores e muito mais… clique aqui

Coaching

Descubra o Element B: Behavior, uma ferramenta de coaching baseada na teoria FIRO. Clique aqui

Reflexão

Artigos de opinião, reflexão, teoria, desenvolvimento, destaques... Clique aqui

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